sábado, 5 de maio de 2012

Dia Nacional da Matemática


 Acredito que, pela falta de divulgação popular e também pela fragilidade da vontade em aprender "coisas complicadas" de nosso povo associada à inacessibilidade que profissionais da área insistem ainda hoje em usar fizeram crer que Matemática seja "algo que dói". Isso só contribuiu para o afastamento e para o desinteresse em aprender, com boa vontade, os assuntos tratados pela Matemática, tão necessária  nestes dias urbanos do terceiro milênio. Certamente você deve ter ouvido falar sobre Malba Tahan. Esse é o pseudônimo do professor Julio Cesar de Mello e Souza. É também o personagem criado por Julio para vivenciar os anseios de um Professor de Matemática que nunca entendeu a educação como um processo associado à sentimentos de angústia, impossibilidade ou incapacidade. Julio Cesar nasceu no Rio de Janeiro em 06 de Maio de 1895. Figura ímpar no contexto educacional o Prof. Julio Cesar transformou a ciência matemática em algo agradável e interessante através de Malba Tahan,  um misterioso personagem presente em seus contos. Ele está em seu livro "O Homem que Calculava" como um mágico observador da realidade. Malba Tahan percebe elementos de ágebra, geometria e aritmética no mundo em que vive. Trata destes assuntos com a serenidade com que deveriam ser tratados em nossas salas de aula. 
 Por conta de tantas contribuições o Prof. Julio Cesar recebeu o reconhecimento nacional quando no ano  2004, em resposta ao anseio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, sua data natalícia,   6 de Maio, passou a ser chamada Dia Nacional de Matemática.
 Abaixo encontra-se um link onde você poderá ouvir uma interessante e engraçada entrevista com o Prof. Julio Cesar bem como poderá navegar através do site conhecendo a vida deste grande brasileiro.

Ouça clicando aqui

Nenhum comentário: